domingo, 27 de março de 2011

ABANDONAR AS DROGAS É NASCER DE NOVO

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora abandonem essas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.”
(Colossenses 3,5-10)

A partir do momento que você decide abandonar as drogas, passa a ser uma nova pessoa. Se entrega sua vida nas mãos de Jesus, ela se faz de forma plena e feliz.
A nova vida em Cristo é identificada por uma mudança interior. Essa mudança, que ocorre no interior, reflete-se no exterior, na sua maneira de viver e, consequentemente, com quem faz parte do seu convívio diário. É emanado a todos ao seu redor.
O primeiro passo para esta nova vida em Cristo é a conversão. As mudanças vão tendo lugar gradativo, à medida que a pessoa cresce na fé e no conhecimento do Senhor Jesus. A transformação é o resultado da santificação. A santificação é crescente. À medida que “a nova pessoa” vai sentindo desejo de melhor servir ao Senhor, ela vai se fortificando na fé e no amor.
As tentações vão sendo vencidas; as atitudes e as ações vão se modificando e também os maus hábitos vão dando lugar a bons. As mudanças vão surgindo a cada dia e vão sendo notadas através do agir e do falar. A recomendação bíblica: seja vigilante em todo o tempo.
Tanto a vigilância quanto a oração são armas poderosas, que deverão ser, constantemente, usadas para haver condições para vencer as tentações. O que significa “vigiar”? É estar atento, observar atentamente, atentar para, velar, tomar cuidado, precaver-se, acautelar-se. Pedro fala claramente sobre a necessidade de ser vigilante: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5,8).
O novo nascimento só acontecerá quando, de fato, a pessoa inicia uma nova vida. Jesus declarou que a árvore não é reconhecidamente boa pela sua aparência, sua casca, ou por sua altura, o que qualifica uma árvore é o que ela produz. A árvore boa produz bons frutos. Quem é nascido de novo produz novas ações.